- “A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem.”
– Discordo de Tales. Acredito que a maioria de nós, chega a perder sim, as esperanças, e passa a viver como zumbis mecânicos, vegetando em pé.
Talvez a esperança e a fé sejam irmãs. Precisamos sempre de um lugar de onde virá a salvação, e sempre precisamos acreditar ou saber, que haverá sim, um momento após a dor, o sofrimento, e a morte. Não dá pra viver sem essa ajuda que sabemos que temos, e que vem de um lugar que não nos lembramos onde é, nem como é, nem, quem costuma estar por lá. Por isso, a ideia de Deus, facilita tudo. A ideia que já aconteceu no primeiro dia da existência humana na Terra.
-
A melhor ponte entre o desespero e a esperança é uma boa noite de sono.
-
- – The best bridge between despair and hope is a good night’s sleep
- – How I made $1,000,000 in mail order, E. Joseph Cossman – Simon & Schuster, 1993, ISBN 0671872761, 9780671872762 – 272 páginas
- – The best bridge between despair and hope is a good night’s sleep
– Não poderíamos viver na carne sem o sono. Ele é o contato direto entre os planos espiritual e material. Apesar de o véu do esquecimento sempre embaçar nossos sonhos e pesadelos, é dormindo que fazemos a matematização da existência que estamos vivendo. O significado dela, suas implicações e a relação com a vida de outras pessoas, precisam de análise diária. E é só na experiência onírica que conseguimos isso. O corpo fica. O espírito não.
-
“O único pecado sem perdão: pecar contra a esperança.”
-
- – el único pecado que no tiene perdón es el pecado contra la esperanza
- – Carlos Quijano citado por Eduardo Galeano em reportagem de ElCastellano.org
- – el único pecado que no tiene perdón es el pecado contra la esperanza
– Errado. Todo pecado tem perdão.
O que muda, é o tempo que se leva até chegar a redenção.
A esperança também pode estar voltada para o mal. E aí, terá sim, que ser extinta, para o bem da própria pessoa. Os vícios mostram isso perfeitamente.
Paul Sampaio


