Bauru 23/10º agora, 19º
Lua Crescente – hoje
/ 20:12 / super audiência pública que discutiu a regularização e o desenvolvimento de políticas, voltadas para o fortalecimento das associações de moradores do município.
/ 10:31 / Eis o Lugar:
Casa dos Conselhos Municipais de Bauru
Endereço: Rua Manoel Bento da Cruz 7060 – Centro 17015-172 São Paulo, Bauru, Centro GPS: -22.327675,-49.067410
Telefone: (14) 3227-5433 / Mônica – Giseli Moretti – 9777-4170 / 8-12 e 14-18
/ 9:52 / Dia de fazer o projeto da Parada. Que Deus esteja comigo agora, e durante os telefonemas que darei. Muitas pessoas podem começar a se beneficiar com essa iniciativa. Trabalho de gente grande Paul. Você pediu a oportunidade, e esta lhe foi dada. Faça bonito moleque. Assim Seja.
Em relação à entrevista com o Senhor Milton do Sebrae, feita ontem, dia 13 de agosto, e que foi solicitada desde junho …
Como estabelecer a visão de futuro?
Podemos começar respondendo questões do tipo: “Como estará organizada nossa economia? Como serão as condições de educação, saúde, trabalho, moradia, transporte, saneamento e limpeza urbana? Como estará o nosso patrimônio cultural? Como estará o nosso meio ambiente? Como estará a consciência das pessoas, seu nível de organização e participação na vida social?”
Nesse momento, não é preciso entrar em muitos detalhes. Ainda não é a hora de dizer “o que fazer” ou “como fazer”, mas simplesmente apontar para onde se quer chegar.
Um bom exercício é pedir que todos os membros do Fórum descrevam sua visão de futuro. A partir do que for relatado, o grupo pode ir construindo um pequeno texto, de alguns poucos parágrafos, resumindo sua visão de futuro coletiva.
É muito importante ter uma visão de futuro consensual e compartilhada, pois é ela que vai orientar o Fórum, a despeito das diferenças políticas, sociais, econômicas, religiosas ou de outra natureza, que jamais vão deixar de existir.
Entretanto, acima dessas diferenças, existirá sempre um compromisso comum com o futuro da localidade. A visão de futuro, compartilhada pelo Fórum, é a base da convivência democrática entre as pessoas que o compõem.
Não se trata de pretender eliminar as diferenças e conflitos. Isso não é possível nunca. A democracia não é a eliminação das diferenças e conflitos. A democracia é a descoberta de formas de convivência entre os diferentes. Democracia é negociação, acordo, pacto, tolerância, convívio, compartilhamento.
Os projetos negociados precisam ser acompanhados de perto. Entre um compromisso assinado e a execução da ação pactuada, muitos passos precisam ser dados.
É preciso manter contatos periódicos com as instituições financiadoras, checar a tramitação, responder diligências, enviar informações e documentos complementares, enfim, agir como o principal interessado para que o projeto siga em frente.
Para isso, o colegiado precisa dispor de instrumentos de monitoramento, ou seja, metodologias de controle que ajudem os membros do colegiado a se tornarem bons administradores ou gestores de projetos.
O colegiado deve buscar consultoria especializada em monitoramento e avaliação de projetos, para ser capaz de avaliar tanto o desempenho operacional das ações realizadas (cumprimento de etapas, cumprimento dos prazos, alcance das metas) como também seus impactos (resultados quantitativos e qualitativos), ou seja, as mudanças proporcionadas na qualidade de vida da população.
Nesta sexta, recebo aqui o Bauru Basket. Vamos a luta garoto. Assim Seja.