Quarta, 14 de agosto de 2013

Bauru  chuvoso 23/10º     agora, 19º      lua  Lua Crescente – hoje

/ 20:12 / super audiência pública que discutiu a regularização e o desenvolvimento de políticas, voltadas para o fortalecimento das associações de moradores do município.

/ 10:31 / Eis o Lugar:

Casa dos Conselhos Municipais de Bauru

Endereço: Rua Manoel Bento da Cruz 7060 – Centro 17015-172 São Paulo, Bauru, Centro GPS: -22.327675,-49.067410

Telefone: (14) 3227-5433 / Mônica – Giseli Moretti – 9777-4170 / 8-12 e 14-18

 / 9:52 / Dia de fazer o projeto da Parada. Que Deus esteja comigo agora, e durante os telefonemas que darei. Muitas pessoas podem começar a se beneficiar com essa iniciativa. Trabalho de gente grande Paul. Você pediu a oportunidade, e esta lhe foi dada. Faça bonito moleque. Assim Seja.

Em relação à entrevista com o Senhor Milton do Sebrae, feita ontem, dia 13 de agosto, e que foi solicitada desde junho … 

Planejar é definir um caminho para alcançar uma meta
O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico é construir uma visão de futuro.  Esse processo é um exercício de imaginação, de criatividade, de sonho mesmo.Assim como foi feito na etapa da identificação das vocações e oportunidades locais, quando analisou-se a situação de cada área (econômica, social, político-institucional, cultural, ambiental) para, ao final, considerar todo o conjunto, o mesmo pode ser feito na visão de futuro.

Como estabelecer a visão de futuro?

Podemos começar respondendo questões do tipo: “Como estará organizada nossa economia? Como serão as condições de educação, saúde, trabalho, moradia, transporte, saneamento e limpeza urbana? Como estará o nosso patrimônio cultural? Como estará o nosso meio ambiente? Como estará a consciência das pessoas, seu nível de organização e participação na vida social?”

Nesse momento, não é preciso entrar em muitos detalhes. Ainda não é a hora de dizer “o que fazer” ou “como fazer”, mas simplesmente apontar para onde se quer chegar.

Um bom exercício é pedir que todos os membros do Fórum descrevam sua visão de futuro. A partir do que for relatado, o grupo pode ir construindo um pequeno texto, de alguns poucos parágrafos, resumindo sua visão de futuro coletiva.

É muito importante ter uma visão de futuro consensual e compartilhada, pois é ela que vai orientar o Fórum, a despeito das diferenças políticas, sociais, econômicas, religiosas ou de outra natureza, que jamais vão deixar de existir.

Entretanto, acima dessas diferenças, existirá sempre um compromisso comum com o futuro da localidade. A visão de futuro, compartilhada pelo Fórum, é a base da convivência democrática entre as pessoas que o compõem.

Não se trata de pretender eliminar as diferenças e conflitos. Isso não é possível nunca. A democracia não é a eliminação das diferenças e conflitos. A democracia é a descoberta de formas de convivência entre os diferentes. Democracia é negociação, acordo, pacto, tolerância, convívio, compartilhamento.

Sucesso do projeto depende de monitoramento e avaliação
Monitorar e avaliar a execução do projeto é fundamental para saber se estamos no rumo certo.
Quando as ações finalmente começarem a ser executadas, o colegiado não pode dar por encerrada a sua tarefa. Precisa acompanhar a execução das obras e serviços, fiscalizando para que tudo seja executado conforme o contratado, zelando pela qualidade dos resultados.

Os projetos negociados precisam ser acompanhados de perto. Entre um compromisso assinado e a execução da ação pactuada, muitos passos precisam ser dados.

É preciso manter contatos periódicos com as instituições financiadoras, checar a tramitação, responder diligências, enviar informações e documentos complementares, enfim, agir como o principal interessado para que o projeto siga em frente.

Para isso, o colegiado precisa dispor de instrumentos de monitoramento, ou seja, metodologias de controle que ajudem os membros do colegiado a se tornarem bons administradores ou gestores de projetos.

O colegiado deve buscar consultoria especializada em monitoramento e avaliação de projetos, para ser capaz de avaliar tanto o desempenho operacional das ações realizadas (cumprimento de etapas, cumprimento dos prazos, alcance das metas) como também seus impactos (resultados quantitativos e qualitativos), ou seja, as mudanças proporcionadas na qualidade de vida da população.

Nesta sexta, recebo aqui o Bauru Basket. Vamos a luta garoto. Assim Seja.

Anúncios