Terça, 13 de agosto de 2013

Bauru  chuvoso 31/19º     agora, 18º      lua  Lua Nova – 48% 

Platão 1 / 19:25 /

Mobilização e organização dos atores locais
Identifique os grupos que compõem a sociedade local, sensibilize-os para o desenvolvimento, monte um colegiado e atraia as lideranças.
Para estruturar um projeto de desenvolvimento territorial é preciso atingir todos os segmentos da sociedade, para integrá-los à experiência de planejamento participativo e gestão compartilhada do projeto.

Identificação

A primeira tarefa é identificar todos os segmentos, grupos sociais e organizações que compõem a sociedade local. É recomendável que se realize, com cada grupo, separadamente, uma reunião para apresentar a proposta de promoção do desenvolvimento territorial.

O objetivo dessas reuniões é sensibilizar as pessoas para uma nova visão sobre o desenvolvimento e convidá-las a participar do processo de construção do desenvolvimento territorial.

Colegiado

No final dessa etapa é constituído um colegiado (Fórum, Conselho ou Agência de Desenvolvimento), que deve reunir representantes de todos os segmentos sociais, as principais lideranças, os formadores de opinião na sociedade local. Deve-se estar atento para que nenhum segmento fique excluído, independente das diferenças sócio-econômicas, políticas, religiosas ou outras de qualquer natureza.

O colegiado local precisa ser plural, legítimo, representativo, democrático e participativo, pois será o protagonista do processo de desenvolvimento territorial.

É importante evitar votações. Não existe limite previamente determinado para a composição do colegiado. Portanto, não faz sentido permitir haver disputas desnecessárias. O colegiado deve estar aberto à participação de todos que queiram se comprometer com a promoção do desenvolvimento territorial.

Lideranças locais

É recomendável dedicar algum tempo à tarefa de identificar lideranças locais que estejam dispostas a colaborar com o processo de indução ou promoção do desenvolvimento territorial.

Quando falamos em “lideranças”, não estamos nos referindo apenas àquelas pessoas que ocupam formalmente cargos de direção em entidades ou organizações sociais.

Estamos falando também daquelas pessoas que são “formadoras de opinião”, ou seja, aquelas pessoas que influenciam o modo de pensar e se comportar de diferentes grupos.

Para isso, precisamos conversar individualmente com cada uma dessas lideranças, explicando o que se pretende fazer e como cada um pode participar e contribuir. Precisamos contar com o trabalho voluntário dessas lideranças.

Essas lideranças precisam ser conquistadas, seduzidas, convencidas da importância desse trabalho para o futuro da localidade.

É muito importante conversar com as autoridades locais. Quando a base territorial é o município, é fundamental procurar o Prefeito.

Let’s move on.

And about this new interview with Beto … what can I say ?  It’s always the same. A very nice talk. A lot of different interesting points to talk about. Respect an stuff … and always that feeling .. .that we knew each other before. Not this time. Not this life. But … I think he is that kind of person everyone get impcted by. Then, many people must’ve had similar feelings about him. Anyway … very nice to have him around. And there’s room for a lot more. I see big things coming for both of us. And some of them will still mix our paths.

/ 18:14 / começando a editar agora. Sebrae e Beto pela frente. Infelizmente, Barreira e Wellington não vieram, mas o dia valeu sim, apesar de alguns detalhes.

O primeiro foi a grande ideia do Milton para meu progresso. E não foi nenhuma dica de negócio como eu esperava. Bem ,,, deixa pra lá. Pior do que isso, só o Grubby. Foi forte … rsrssrs … francamente. Tô bem arrumado … rsrsrs . Mas a serenidade toma conta de tudo. Amém Jesus.

 / 6:57 / às 8:30 eu entrevisto o gerente do Sebrae, o senhor Milton, e à tarde, tem O encontro – Beto, Barreira e Wellington. Show de Bola.

Ontem, terminei a finalização de cabeçalho, e defini que será esse mesmo o logo, e a letra Bauru TV. Foram dois dias em cima do lay out. Mas tá definido.

Ontem também tirei todos os programas da TV. Entendi como será …. um grupo de repórteres que farão entrevistas em todos os setores.

E assim, andam as águas.

13 de agosto

Anúncios