Subterfúgios da luta entre Desejos e Vontade


As técnicas para vencer pensamentos ruins usadas pelos alcoolistas de A. A., para enganar a própria mente e dominar os desejos. E o filme CLUBE da LUTA.


clube-da-luta - 1

 


“O erro vulgar consiste em confundir o desejar

com o querer. O desejo mede obstáculos;

a vontade vence-os.”

– Da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal: tentativa historica, Tomo III – Página 46, de Alexandre Herculano – Publicado por Imprensa Nacional, 1859


 desjos x vontade, espelhos, super-herói

A mente escolhe todo santo dia, entre os milhares de desejos do corpo, e elabora sua vontade.

Para o pobre coitado que ainda não sabe que vontade e desejo são coisas diferentes, que um está na matéria, e a outra está no espírito; a dificuldade na luta, é duas vezes maior.

Precisamos dominar bem a arte do subterfúgio, da fuga, da evasão dos pensamentos ruins, aqueles que nos levam aos desejos ruins, que farão mal a nós ou a alguém.

É uma arte de enganação. Precisamos enganar nossa própria mente, trocando pensamentos ruins, por outros construídos previamente, justamente para nos manter concentrados em nosso objetivo de controle dos próprios desejos.


desjos x vontade, óculos,


 

Um ótimo exemplo disto, é o programa de Alcoólicos Anônimos, que usa um método que propõe ao alcoolista que, ele não pode beber, apenas nestas próximas 24 horas. O subterfúgio usado é: depois de 24 horas, sei lá … mas nestas próximas 24 horas, até ‘eu’ conseguir dormir de novo, até o outro dia … NÃO !!!

Enganando a mente por um dia, os desejos do corpo intoxicado, ficam mais leves, mais suaves gradativamente. E colocando para si mesmo a ideia de que é por apenas 24 horas, o alcoolista camufla a realidade de que precisará ficar longe do álcool pelo resto da vida na verdade, e ajuda-o a manter-se sóbrio, e mais forte em sua VONTADE a cada dia.

Ele decidiu que queria parar de beber, mas nunca conseguia sem a técnica de enganar seu próprio pensamento com ‘barganhas’, trocas de ideias, e principalmente, troca de prazeres, ambientes e atividades de vida.

clube-da-luta - 5Sugiro a todos que queiram conhecer um pouco mais da atmosfera das salas de Grupos de Apoio, o filme Clube da Luta, com Edward Norton e Brad Pitt.

Existem várias cenas que mostram esses encontros, e a obsessão de dois personagens por reuniões assim, o que faz deste filme, uma excelente amostra do que é o trabalho realizado nas Salas.

Obviamente, relevem um pouco o enredo, que propõe uma grande viagem entre esquizofrenia e dupla personalidade do personagem de Edward Norton e Brad Pitt, até a última cena. Concentrem-se um pouco na busca daquelas pessoas, pelo controle de si mesmo, e por um significado na vida.

Vencer os desejos ruins é a grande tarefa que qualquer ser humano terá ao encarnar na Terra.

E seu sucesso nesta arte, pode levar também, ao sucesso em sua existência, como pessoa, tendo tido, uma vida bem aproveitada e útil para o mundo.

Com desenvolvimento pessoal e comunhão. Com auxílio aos outros, e mais uma vez, ‘utilidade para o mundo’.

E sim, com mais prazer do que dor, e mais felicidade do que tristeza.

Mas mantendo sempre como objetivo primeiro, o crescimento do espírito, que é, o que temos de melhor e imortal; e não os desejos e prazeres, que são passageiros e finitos.

Paul Sampaio – 26 de abril de 20915 – domingo – 13:53 – 25º

 


FILME COMPLETO

Clube da Luta • 1999 • EUA e Alemanha • Dublado


[su_note note_color=”#000000″]

[/su_note]


 

[subtabs title=””]
[subtab title=”SINOPSE e TRAILER”]


TRAILER


 


clube-da-luta - 6Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre.

Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda.

Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

 

Lançamento 29 de outubro de 1999 (2h19min)
Dirigido por David Fincher
Com Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter
Gênero Suspense , Drama
Nacionalidade EUA , Alemanha

clube-da-luta - 6

 

clube-da-luta - elenco, adoro cinema

[/subtab]

[subtab title=”SUBTERFÚGIO signif.”]

 


 

Significado de Subterfúgio

s.m. Evasiva alegação e pretexto usado por quem procura, de maneira ardilosa, esquivar-se de dificuldades: algumas pessoas utilizam a mentira como subterfúgio para conseguir privilégios.
Estratégia ou tentativa de se obter alguma coisa de modo ardil.
(Etm. do latim: subterfugium)

Sinônimos de Subterfúgio

Sinônimo de subterfúgio: escapatória, evasão, evasiva, fuga e tergiversação

Definição de Subterfúgio

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação das sílabas: sub-ter-fú-gio
Plural: subterfúgios


clube-da-luta - 2


[/subtab]

[subtab title=”DESEJO citações”]


Desejo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida.


  • “Uma paixão forte será bem-sucedida, pois o desejo do objetivo indicará os meios de alcançá-la”.
A strong passion for any object will ensure success, for the desire of the end will point out the means.

The Collected Works of William Hazlitt: The Round table. – Vol. 1, Página 43, de William Hazlitt, William Ernest Henley – J. M. Dent & Co., 1902
  • “O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando-se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando-se a devida fórmula das palavras.”
Código de Direito Canônico, can. 849
  • “O amigo que contracenava comigo era gay e teve momentos em que ele ficava excitado (…) Desenvolvemos uma maneira de nos encostarmos respeitando os desejos e impulsos de cada um”.
Freddy Allan ao comentar sobre a primeira peça da saga Os Sertões, de Zé Celso, quando teve que fazer uma cena nu, na qual beijava outro ator na boca.
Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 369
  • “A única verdadeira tristeza está na ausência de desejo“.
La seule vraie tristesse est dans l’absence de désir.

Charles Ferdinand Ramuz, em 25 de abril de 1911; Œuvres complètes‎ – Página 1044, de Charles Ferdinand Ramuz, Gustave Roud, Daniel Simond – Publicado por Éd. Rencontre, 1967
  • “No homem, o desejo gera o amor; na mulher o amor gera o desejo.”
in men, desire begets love, and in women, love begets desire.

citando Fitzharding, em carta de 28 de outubro de 1712 in “The works of Jonathan Swift: containing additional letters, tracts, and poems not hitherto published; with notes, and a life of the author”‎ – Volume 3, Página 61, Jonathan Swift, Sir Walter Scott – Printed for Archibald Constable and co., 1824
  • “Dizem que o desejo é produto da vontade, mas dá-se o oposto: a vontade é produto do desejo.”
On dit que le désir naît de la volonté, c’est le contraire, c’est du désir que naît la volonté.

Oeuvres complètes: Revues sur les éditions originales … Étude sur Diderot et le mouvement philosophique au XVIIIe siècle, Volume 9‎ – Página 352, Denis Diderot – Garnier, 1875
  • “Ciência é o desejo de conhecer as causas”
William Hazlitt, filósofo inglês, conforme encontrado em Singh, Simon – Big Bang – Capítulo: “O que é ciência?” – Editora Record – 2006 – pág.: 459
  • “o erro vulgar consiste em confundir o desejar com o querer. O desejo mede obstáculos; a vontade vence-os.”
Da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal: tentativa historica, Tomo III – Página 46, de Alexandre Herculano – Publicado por Imprensa Nacional, 1859

[/subtab]

[subtab title=”FOTOS galeria”]


 

GALERIA de FOTOS


 

[/subtab]
[/subtabs]

Anúncios