União Inter-religiosa – Eis a Verdadeira Salvação

REUNIÃO ECUMÊNICA, ECUMENISMO, LÍDERES RELIGIOSOS, RELIGIÕES DO MUNDO, El_esp_ritu_de_AsisTenho certeza que o Cristo, Buda, Maomé, Moisés ou qualquer outro grande espírito que tenha pisado no Planeta Terra, concordaria que, não precisamos de mais igrejas e mais fragmentação em grupos diferentes.

Precisamos sim, é unir o que já foi separado um dia.

Paul Sampaio


O título original do post era: União Ecumênica – Eis a Verdadeira Salvação

Correção feita pelo facebook, no grupo da TEOLOGIA da LIBERTAÇÃO, por Juliano Possapp. Ao escrever o pensamento, pensava que o termo se aplicaria à interação de todos os credos, e não apenas aos cristãos.

  • Juliano Possapp União inter-religiosa.Ecumenismo é somente entre cristãos.Entendi a intenção do texto e aplaudo-a.Só estou dando minha colaboração.
  • Paul Sampaio Chediak Alves Obrigado Juliano Possapp … de fato não conhecia a História das Igrejas Cristãs e do uso do termo e conceito, apenas para elas. Mas tem aí um contudo. Acho que a universalização proposta pelo Cristo, ia muito além da samaritana, ou do centurião romano, diferentes em que ele apontou também seus irmãos … então, preciso de outro termo para a vontade de Jesus … algo como multireligioso, ou apenas Reino de Deus.
  • Paul Sampaio Chediak Alves mas obrigado mesmo pela correção … fiquei mais sábio hoje, em algo bastante importante, graças a vc

ECUMENISMO

fonte: wikiédia

Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo ecumênico provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), designando “toda a terra habitada”.

Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões.

O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante).

A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.

Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas.

Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas .

Nos ambientes cristãos, a relação com outras religiões costuma-se denominar diálogo inter-religioso.

Este artigo foi desenvolvido na perspectiva do ecumenismo como a busca de unidade entre igrejas cristäs para uma visão macro-ecumênica.

Anúncios