Solana Star e o Fumo da Lata

verão da lata
Anúncio do documentário exibido pelo History Channel sobre o assunto.

Assisti ontem … a história toda do Solana Star, o navio das 22 toneladas de maconha tailandesa …

verão do fumo da lata - solana star… e o fato que de certa maneira, acabou popularizando a maconha entre os mais conservadores, e tirando o estigma de ‘droga do mal’ que ainda existia no caso da Canabis … mal sabiam eles, que o Brasil ainda iria adoecer muito com a cocaína, o crack e outras substâncias e misturas químicas que ainda viriam e virão.

Aquele verão, talvez tenha sido, a última ocasião romântica para a juventude brasileira e suas experimentações.

verão do fumo da lataA partir dali, a indústria do narcotráfico começou a investir no que realmente dá lucro, e que também, por acaso, acaba gerando a calamidade na saúde pública do país que temos hoje, em relação à adicção, tratamentos e problemas familiares e de segurança pública aos milhões.

A palavra ‘maconheiro’, já foi sinônimo de bandido, ladrão … enfim, virou sinônimo de marginalidade … hoje, a palavra é outra: ‘NÓIA’, de paranoia … efeito número um do CRACK … que usei por quase 20 anos, e que quase me matou várias vezes; que tirou tudo o que eu tinha na vida, mas que por outro lado, me deu a chance de ser um dos únicos entre esses quase 40 milhões de brasileiros que usam drogas pesadas e álcool em enormes quantidades, que parou de usar, e se tornou um ativista da causa.

Ainda somos talvez, apenas uma meia dúzia de ativistas.

Este é um assunto que movimenta bilhões no país, enche hospitais, presídios e cemitérios, mas nenhum anfiteatro por enquanto.

Afinal, quem acha necessário palestras sobre esse tema no momento? Não tá acontecendo nada, né? …Bem, deixando de lado a ironia, passemos para o essencial.

O caminho certo é:

1 – a proibição das propagandas de álcool na mídia, e a obrigatoriedade do uso do bafômetro por motoristas.

2- legalização do plantio caseiro de maconha, como já acontece no Uruguai, para separar estes usuários de maconha, do tráfico pesado de entorpecentes.

3- intensificação das campanhas contra drogas pesadas e álcool entre adolescentes.

4 – inclusão do tema em uma disciplina obrigatória de nossas escolas, juntamente com outras questões sociais em pauta hoje em dia.

5 – a disciplina se chamaria Sociedade e Cidadania.

Paul Sampaio, 11:42 – Bauru, 26ºC

verão do fumo da lata

 


 

DOCUMENTÁRIO: History Channel >> http://www.seuhistory.com/programas/verao-da-lata

DESCRIÇÃO: Poucos verões são tão memoráveis a ponto de merecer um nome, mas o verão brasileiro de 1987/88 tornou-se ‘O Verão da Lata’, depois que milhares de latas contendo um quilo e meio de maconha prensada de altíssima qualidade vieram dar nas praias mais badaladas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, desencadeando impressionantes eventos criminais, econômicos e comportamentais. Reviva o calor daquele momento com a reencenação de situações e uma rica composição de material de arquivo dos anos 80, com depoimentos de autoridades policiais e diversas celebridades que despontaram na época, como os cantores Fernanda Abreu e Lobão e o escritor Eduardo Bueno.

Anúncios