Municipalizando o Brasil

lenario-da-camara-nesta-terca-durante-votacao-de-projeto-que-redistribui-royalties-do-petroleo-29942Com a multiplicação dos partidos políticos, e das coligações entre eles, em eleições e na base de governança, ocorreu uma perda de identidade ideológica em muitos deles.

Esse resgate da identidade já está sendo feito através dos municípios. Por isso, tantas diferenças nas coligações, de Estado para Estado.

As parcerias agora, estão sendo feitas, pela afinidade entre lideranças e pensamentos locais, e não pelo posicionamento nacional dos partidos. Essa liberdade aconteceu naturalmente, e continuará acontecendo cada vez mais.

Prova disso é, ter visto ontem até tarde da noite, deputados e senadores decidindo sobre o petróleo de 3 Estados.

Racharam em todas as questões partidárias, e decidiram pelos seus Estados. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, esmagados pelo resto do Brasil. Foi lindo de ver. Mesmo sendo paulista, e perdendo alguns bilhões.

E isso é saudável. Enfim, teremos uma chance de voltarmos a ser mais regionais. Voltarmos a resolver nossos próprios problemas nas cidades. Municipalizaremos o País, finalmente.

Anúncios