Tomás de Aquino – Santo, Demônio ou Ambos?


Santa_Sabina_Rome
Basílica de Santa Sabina, em Roma, onde Aquino ensinou por muitos anos antes de voltar a Paris,

Em minha opinião, este é o ponto do catolicismo que precisamos voltar no tempo, apagar, e começar tudo de novo.

Acredito que é justamente a partir de Tomás de Aquino, que fazemos uma ruptura final com a proposta do Cristo.

Se por um lado, ele contribuiu com ideias maravilhosas em relação à natureza humana, por outro, ele como vítima de seu tempo, elaborou a base de uma teologia satânica ao invés de cristã. Criou justificativas para o assassinato, tortura e todos os tipos de crueldade, para vencer guerras.

E com isso, deixou de ser cristão em todos os aspectos. Ali, a Igreja ficava maior e mais importante do que o próprio Cristo. Ali, o homem resolveu definitivamente, criar suas próprias regras de conduta, e deixar para trás, aquelas que o Cristo havia nos proposto como sendo o Reino de Deus.

Paul Sampaio – Bauru, 23 de janeiro de 2015 – 23:05 – 22º

SummaTheologiae
Manuscrito da Suma Teológica, a principal obra de Tomás de Aquino.

“Para que os santos possam desfrutar de sua beatitude e da graça de Deus mais abundantemente, lhes é permitido ver o sofrimento dos condenados no inferno.”


Tomás de Aquino

wikipédia •  biografia       wikiquote • citações

_san_tommaso_d'aquino_alla_fondazione_cini
São Tomás de Aquino. ca. 1395. Por Fra Angelico, atualmente na Collezione Vittorio Cini, em Veneza., Angelico,

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.”

“Temo o homem de um só livro”

(Timeo hominem unius libri – carece de fontes)

– esta frase é citada por Paulin Limayrac, na obra “Revue des Deux Mondes”, tome 7, 1844; “Revue littéraire” como de Cícero.

 Aquino_2012_by-RaBoe_02
Aquino, no Lácio, a cidade-natal de Tomás de Aquino.

“Por seu pecado, os hereges merecem não apenas ser separados da Igreja, pela excomunhão, mas também do mundo, pela morte.”

Suma Teológica: Parte II: Questão 11 – Artigo 3

“Para que os santos possam desfrutar de sua beatitude e da graça de Deus mais abundantemente, lhes é permitido ver o sofrimento dos condenados no inferno.” (carece de fontes)

Averróis, Averroes_closeup
Averróis

“Pois é muito mais grave corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada. Logo, se falsificadores e outros malfeitores são imediata e justamente executados pelos príncipes temporais, com muito mais justiça podem ser hereges, assim que denunciados, não apenas excomungados mas também mortos.”(carece de fontes)

“Estas artes, que presidem a outras, chamamo-las arquitetônicas ou artes principais, e os que se dedicam a elas, e que denominamos arquitetos, fazem jus ao nome de sábios.”

“Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível.”

“A honra é o prêmio da virtude.”


COMETÁRIOS do grupo Teologia da Libertação no Facebook


 

  • A história conta que Tomás de Aquino ficou muito tempo sem escrever de teologia, depois de ele ter uma experiência extranha enquanto que fazia uma liturgia.
    Depois disso, ele mesmo falou que todo o que ele tinha escrito anteriormente não era verdade. Na “Summa Teológica”, Tomás de Aquino diz: “Sobre Deus, o único que sabemos é que nada sabemos sobre Deus. Por isso é um mistério. Qualquer afirmação positiva sobre Deus, está errada”. Também falou: Temos que começar a estudar a Deus a partir das negações (coisas que Deus não é).
    Muitos falam que Tomás de Aquino tornou-se um místico.
  • Raymundo Cordero Acho que Tomás de Aquino passou por uma “Experiência de pico” (de Maslow). E isso fez mudar a mente dele.
  • Jorpo Loma  Há uma certa confusão sobre Tomás e o tomismo. Tomás foi um frade e místico de primeira grandeza, embora tenha chegado a ter algumas de suas obras proibidas pela inquisição, contudo não foi condenado por ela. O tomismo, que é a interpretação dele, e a difusão de “suas ideias” é que começa a causar um certo transtorno nos meios religiosos. Como o colega Raymundo Cordero coloca, após uma experiência mística, ao celebrar uma missa, ele chama seu secretário e pede para queimar suas obras, pois tudo aquilo era nada. A partir daí tenta escrever o SUBSTANTIA SEPARATA,um ensaio onde falava sobre os Anjos,por isso recebe o título de Doutor Angélico, mas consegue só uma parte, desistindo de escrever, porém, seu secretário passa a anotar-lhe tudo o que comenta.O tomismo fez como o Aristotelismo uma certa bagunça nas ideias originais dos autores, pois começou a virar interpretação.
  • Paul Sampaio Chediak Alves show de bola Jorpo Loma
  • Cássio Oliveira tive aulas na filosofia sobre Tomás de Aquino há cinco anos… e o que mais me chamou atenção foi o acento que os professores deram sobre a experiência mística dele, a tal ponto de ele querer queimar seus escritos…
  • Beatriz Santos Era uma época de intensa dialética….salvo engano coincidiu com o surgimento das universidades que eram, à época, o centro das discussões teológico-filosóficas…. ele estudou na universidade de Paris. Na educação sua contribuição vem no reconhecimento da existência do conhecimento do aluno (até então negado).
  • Paul Sampaio Chediak Alves Santos Dumont não mandou colocarem bombas nos aviões, mas se enforcou quando viu que estavam fazendo isso … já Tomás de Aquino, desenvolveu toda uma Teologia para legitimar o que seria a Inquisição aos Hereges até hoje … visto o Padre Excomungado de Bauru recentemente … quando na verdade, os Evangelhos mostram que, nosso senhor, foi ter com as prostitutas, ladrões, com a samaritana, com o centurião romano … enfim … o que eles fazem desde Tomás de Aquino, não veio de nosso Mestre, NUNCA
  • Paul Sampaio Chediak Alves quem persegue ao invés de acolher, é qualquer coisa, menos cristão
  • Paul Sampaio Chediak Alves 
    Santos Dumont não mandou colocarem bombas nos aviões, mas se enforcou quando viu que estavam fazendo isso … já Tomás de Aquino, desenvolveu toda uma Teologia para legitimar o que seria a Inquisição aos Hereges até hoje … visto o Padre Excomungado de Bauru recentemente … quando na verdade, os Evangelhos mostram que, nosso senhor, foi ter com as prostitutas, ladrões, com a samaritana, com o centurião romano … enfim … o que eles fazem desde Tomás de Aquino, não veio de nosso Mestre, NUNCA
  • Paul Sampaio Chediak Alves quem persegue ao invés de acolher, é qualquer coisa, menos cristão
  • Raymundo Cordero Mas aquela teologia foi antes da experiência mística. Depois, Tomás de Aquino mostra um caminho místico pouco seguido. Como falava o jesuita Anthony de Mello: “admitir nosso desconhecimento sobre Deus é o que realmente permite a confraternização entre crenças”.
  • Henrique Novaponte Ninguém nasce pronto… tudo é evolução… felizmente estamos noutro nível de consciência, apesar dos retrocessos…
  • Jorpo Loma Não sou grande admirador de Tomás, acho ele muito cansativo, prefiro seu contemporâneo Boaventura de Bagnoregio, mas é bom que lembremos que a filosofia e a Teologia acontecem dentro de um tempo histórico, dentro de um contexto, assim também foi para Tomas de Aquino, uma pessoa profundamente introspectiva, vivia em silencio e retirado, a ponto de ser chamado de “boi mudo” pelos seus companheiros de convento, sem contar que havia o tutelamento da Igreja acerca de tudo que se escrevia e a ameaça da inquisição. O mesmo Tomás que fez todo esse patamar teórico sobre os hereges e tantas outra, também afirmou:”Quanto mais se afasta do bem comum, tanto mais injusto é o regime”, em outro lugar afirma ” se uma pessoa está passando grande necessidade, não lhe imputada falta se vier a roubar”(Tomás de Aquino – Suma Teológica). Quer dizer , um ser humano como outo qualquer, um misto de divino e carnal, por isso se torna imprtantre contextualizarmos sempre essas histórias. Até porque, praticamente contemporâneo a ele, São Bernardo de Claraval, grande reformador da Ordem Beneditina, que tinha por inspiração a pobreza, e gozava do título de Melífluo ( Doce como o Mel), foi o grande responsável pela condenaçao de Pedro Abelardo, quando este se apresentou ao tribunal eclesiástico, todos já estavam preparados por Bernardo, o que havia cometido, Pedro Abelardo? O imenso crime de amar a Heloise, porém, Bernardo foi também quem livrou Hildegard Von Bingen de ir à fogueira, confirmando seus escritos. Mais recentemente temos Pe. Antonio Vieira que fez um trabalho fenomenal com os indígenas, mas concordava com a esravidão chegando a dizer que os ” negros precisavam aceirtar a sua condição de escravos e perceber que se assemelhavam ao Cristo na Cruz!’A cada tempo seus heróis , em cada herói um bandido, e em cada bandido um homem a er redimido!
  • Jorpo Loma Aproveitando, se a curiosidade bater, se alguém se interessar pelos escritos de Pe. António Vieira, eis o site do CEFIB – Centro de Filosofia Brasileira da UFRJ ,onde se pode encontrar muito material sobre Vieira, aristotelismo medieval, tem inclusive vários documentos sobre os Jesuítas, seus juramentos de missão etc. Vale conferir!http://filosofiabrasileiracefib.blogspot.com.br/

    centro de filosofia
    centro de filosofia brasileira
    CENTRO DE FILOSOFIA BRASILEIRA-CEFIB.
    Foto de Marc Ferrez: Largo de São Francisco de Paula, Rio de…

GALERIA do POST


Anúncios